Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

SENGE PRESENTE NA UERGS

14/10/2019 às 00h00

Diretor João Leal Vivian participa de assembleia geral que tratou do futuro da unidade de Porto Alegre da instituição.

 

A proposta de transferência da unidade de Porto Alegre da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) da sede atual para o prédio da CIENTEC no Centro Histórico da Capital foi pauta na assembleia geral realizada na última sexta-feira (11) no Campus Central, no bairro Agronomia.

Na oportunidade, o diretor de Negociações Coletivas do Sindicato, João Leal Vivian, apresentou aos acadêmicos e professores o projeto elaborado pelo SENGE de aproveitamento das estruturas das fundações e serviços de interesse do Estado pela UERGS, no qual está inserida a proposta de transferência do campus. O documento já foi apresentado pelo SENGE na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, e ao governador do Estado pelo reitor Leonardo Beroldt em maio passado.

O projeto tem como eixos principais a aproximação da instituição dos conceitos de uma universidade tecnológica, com o foco na sustentabilidade econômica e com forte aproximação da indústria. Além disso, prevê a absorção das estruturas físicas e patrimônio das fundações em extinção, criando institutos de tecnologia ou centros de excelência com o foco em eixos como economia, estatística, planejamento, tecnologia ambiental, energia, suporte a agricultura, suporte a indústria, planejamento urbano e infraestrutura e mineração. Por fim, a ideia é promover o aperfeiçoamento, diversificação e complementação do quadro técnico da UERGS com incorporação dos profissionais das fundações e com a otimização de equipes e da estrutura.

A assembleia aprovou adesão e apoio a proposta apresentada, com destaque ao quesito que trata da transferência do campus para a sede da CIENTEC.  A ideia será tratada em novas assembleias a serem realizadas nos demais turnos.

A participação do SENGE atendeu convite dos estudantes representados pelos seguintes centros acadêmicos:

- Centro Acadêmico de Administração - Rafael Augusto Vecchio (CAARAV)

- Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação - Marcos Kan Moori (CAMKM)

- Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - Rosalind Franklin (CARF)

- Centro Acadêmico de Engenharia de Energia

- Centro Acadêmico de Licenciatura em Letras - Lya Luft (CALL)

Confira outras matérias do Portal SENGE tratando do projeto e da UERGS

03/01/2019

https://www.sengers.org.br/site/noticias/4350/senge-lidera-movimento-para-repassar-uergs-estruturas-de-fundacoes-em-extincao

28/02/2019

https://www.sengers.org.br/site/noticias/4426/estudo-incorpora-fundacoes-estaduais-extintas-uergs

21/03/2019

https://www.sengers.org.br/site/noticias/4460/projeto-de-aproveitamento-das-estruturas-das-fundacoes-pela-uergs-e-entregue-secretaria-de-inovacao-ciencia-e-tecnologia

12/04/2019

https://www.sengers.org.br/site/noticias/4496/presidente-do-senge-fez-palestra-na-uergs

Veja também:

Matéria do site UERGS sobre apresentação do projeto pelo reitor ao governador

 

 

Leia Também