8° Fórum Mundial da Água: participe da construção do relatório regional

17/08/2017 às 00h00

Oficina da região Sul acontecerá em Porto Alegre (RS), no dia 24 de agosto. As contribuições farão parte do relatório da América do Sul para o processo regional do 8° Fórum Mundial da Água.

Oficinas regionais debatem gestão de recursos hídricos em todo Brasil / Foto: Pixabay

Está marcado para o dia 24 de agosto, em Porto Alegre, a oficina da região Sul de apresentação e contribuição ao relatório regional solicitado pelo Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC) da UNESCO. O objetivo é reunir subsídios para elaboração do documento sub-regional da América do Sul do Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água. A atividade ocorrerá no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Rua Uruguai, 155 - 14º andar, das 13h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico e são gratuitas, mas as vagas são limitadas à capacidade do auditório.

O relatório regional Brasil trata da temática dos recursos hídricos no País e as contribuições a ele aportadas nessas oficinas ajudarão na obtenção de uma visão mais completa sobre o tema e na consolidação do material a ser encaminhado ao PHI-LAC. Serão realizadas oficinas nas regiões: Nordeste (Recife/PE, 15 de agosto), Norte (Belém/PA, 18 de agosto), Sudeste (São Paulo/SP, 21 de agosto), Centro Oeste (Brasília/DF, 22 de agosto) e Sul (Porto Alegre/RS, 24 de agosto). As oficinas são uma realização da Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (COBRAPHI) e fazem parte dos trabalhos do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água, que será realizado ente os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília (DF).

Após análise das contribuições obtidas nas oficinas e via plataforma eletrônica, o Relatório será encaminhado ao PHI-LAC, como contribuição ao Documento sobre a América do Sul, a ser enviado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, coordenador do Processo Regional das Américas, para integrar-se ao conteúdo do Relatório das Américas do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água.

Acesse a minuta do Relatório Regional Brasil e o formulário on-line de inscrição para a oficina.

Agenda da oficina:

13h30 – 14h: Abertura e Boas vindas

14h – 14h30: Apresentação do 8º Fórum Mundial da Água e dos seus Processos

14h30 – 15h: Apresentação do Processo Regional das Américas e da minuta do Relatório solicitado pelo Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC), coordenador da América do Sul do Processo Regional das Américas do 8º Fórum Mundial da Água

15h – 15h30: Coffee Break

15h30 -17h00: Dinâmica de grupos para elencar as contribuições

17h – 18h: Apresentação das conclusões e sugestões resultantes da dinâmica de grupo

18h: Encerramento

 

Leia Também