INSTALADA FRENTE PARLAMENTAR PELA MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DA CEEE PÚBLICA

Mais um importante passo em defesa da CEEE pública foi dado nessa quarta-feira (22) com a instalação da Frente Parlamentar pela Manutenção e Fortalecimento das Empresas Públicas do Grupo CEEE. A solenidade ocorreu na presidência da Assembleia Legislativa, conduzida pelo deputado estadual Ciro Simoni (PDT/RS), que irá presidir a Frente.

O presidente do SENGE, Alexandre Wollmann, o vice-presidente Luiz Alberto Schreiner e os diretores de Negociações Coletivas, Tadeu Rodriguez e Diego Oliz, participaram do ato, fortalecendo posição do Sindicato no sentido  de garantir que a CEEE continue sendo patrimônio público e assegurando a melhoria contínua dos serviços prestados.

Na solenidade, o deputado Simoni lembrou a todos o histórico de lutas em defesa da empresa, que nas suas palavras, “sofreu um esquartejamento nos anos 90”. “Naquela época já falavam em crise, que precisávamos pagar dívidas e agora estamos vivendo de novo essa situação, o que prova que vender as empresas públicas não é a solução. Lutamos contra o esquartejamento que ocorreu na CEEE nos anos 90, nos unimos pela aprovação da emenda que determina a realização de plebiscito para decidir sobre a privatização. E agora esse projeto entra de novo em pauta. Temos que estar atentos e prontos para a luta”, afirmou Simoni.

O deputado ainda salientou que o dinheiro da venda de parte da CEEE na década de 90 se diluiu rapidamente, ao invés de retornar em forma de investimentos à sociedade, como ainda deixou um passivo bilionário para o Estado.

Na sequência, o presidente da ALRS, deputado Edegar Pretto (PT), ressaltou seu apoio à mobilização em defesa da CEEE. “Temos que ter visão de Estado. O que é público tem que ser fortalecido, especialmente nos momentos de crise. Esse é um momento muito importante, em que acolhemos essa Frente. Quero me somar a esse movimento e continuar essa luta em nome do nosso Estado”, afirmou o parlamentar.

Participaram também da solenidade os deputados Adão Villaverde (PT), Pedro Ruas (Psol), Miriam Marroni (PT) e Juliana Brizola (PDT), que preside a Frente Parlamentar em defesa da Sulgás.

Conheça os deputados que assinaram o requerimento em favor da Frente Parlamentar.