Voto
TV SENGE: Assista às palestras do Encontro Riograndense de Segurança Contra Incêndio - 09/08/2019 - 00h00

TV SENGE: Assista às palestras do Encontro Riograndense de Segurança Contra Incêndio



ASSISTA:

*Utilize os controles do player para navegar entre os vídeos

Com auditório lotado, SENGE promoveu, nessa quinta-feira (08) o 1° Encontro Riograndense de Segurança Contra Incêndio. Realizado com a parceria da Ufrgs, PUCRS, Unisinos e Universidade de Coimbra de Portugal, o evento atraiu dezenas de profissionais para a programação, que reuniu os principais atores do tema, considerado um dos mais desafiadores da engenharia, especialmente no Rio Grande do Sul. 

Na abertura do encontro, o presidente do SENGE, Alexandre Wollmann, falou sobre a importância que o assunto segurança contra incêndio tem para o SENGE e o compromisso assumido pela entidade em elevar a discussão a termos técnicos desde que a tragédia da Boate Kiss abalou o país. Durante sua fala, Wollmann destacou a presença do presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, e lembrou que, em maio de 2018, o SENGE esteve em Santa Maria com outro evento, o Painéis da Engenharia, que também abordou o tema de segurança e prevenção a incêndios.

Logo após a fala do presidente, a palestra magna deu início à programação do encontro. O convidado, professor Dr. João Paulo Correia Rodrigues, da Universidade de Coimbra (Portugal), apresentou a palestra “Segurança contra incêndios. Que futuro?”. Especialista no tema, João Paulo apresentou um histórico de casos de incêndios ocorridos no Brasil e no mundo; falou sobre o importante papel dos arquitetos nos planos de prevenção, sobre a relevância dos materiais utilizados nas obras para a propagação de incêndios, e sobre a importância de se ter uma boa organização na gestão da segurança contra incêndios, mantendo registros periódicos e realizando ações permanecentes de sensibilização. “É muito importante educar a população para a segurança contra incêndio”, frisou.

A palestra seguinte, “Educar para Prevenir: Segurança Contra Incêndio nas Escolas”, foi apresentada pela professora Dra. Angela Gaio Graeff, da UFGRS. A especialista destacou dados de pesquisas realizadas pela universidade e que revelou dados alarmantes sobre a inexistência de educação preventiva contra incêndios nas escolas, tanto de alunos quanto de profissionais do ambiente escolar.

Outro especialista convidado foi o engenheiro Alexandre Rava Campos, diretor do SENGE e representante da entidade no Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio (COESPPCI). Rava apresentou cases em projetos, instalações, inspeções e manutenções em redes hidráulicas de combate a incêndio.

Para abordar o risco de incêndio nas instalações elétricas, a programação contou com a palestra ministrada pelo engenheiro eletricista Gustavo Silva da Rocha, Doutorando Universidade de Coimbra, e diretor do SENGE. Para ele, é um equívoco atribuir causas de incêndios a sistemas de ar-condicionado, como normalmente se noticia, uma vez que a causa dessas ocorrências está nas más condições das instalações elétricas.

A programação prosseguiu com a palestra “Controle dos Materiais de Acabamento e Revestimento: NBR 16626, IT 10, aplicações e cases”, ministrada pelo Prof. Msc. Fabrício Bolina da Unisinos, Doutorando Universidade de Coimbra e, na sequência, o Prof. Msc. Adão Villaverde – Escola Politécnica PUCRS, abordou o tema com a palestra “Legislação: alcances, limites, entraves e soluções”.

“O desafio da convergência entre o exercício profissional e a segurança contra incêndios” foi o assunto abordado na palestra do Eng. Civil João Leal Vivian, Doutorando Universidade de Coimbra e diretor do SENGE.

Na palestra seguinte, o Eng. Civil e Segurança do Trabalho, Coronel Adriano Krukoski Ferreira falou sobre “Segurança Contra Incêndios, uma experiência dos dois lados do balcão”, abordados as perspectivas do tópico a partir de sua experiência como engenheiro e como profissional do corpo de bombeiros.

O Prof. Dr. Luiz Carlos da Silva Filho, da UFRGS, apresentou-se na sequência e abordou os “Avanços da Segurança Contra Incêndio no Brasil”. Encerrando a programação, ocorreu debate mediado pelo Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, Coronel Adriano Krukoski Ferreira.


O 1° Encontro Riograndense de Segurança Contra Incêndio foi transmitido ao vivo pela página do SENGE no Facebook. Confira aqui os vídeos de todas as palestras:

*Utilize os controles do player para navegar entre os vídeos


Acesse o material dos palestrantes:

*por ordem de apresentação

Dr João Paulo Correia Rodrigues: “Segurança contra incêndios. Que futuro?”

Dra. Angela Gaio Graeff: “Educar para Prevenir: Segurança Contra Incêndio nas Escolas”

Eng. Civil Alexandre Rava Campos: “Cases em projetos, instalações, inspeções e manutenções em redes hidráulicas de combate a incêndio”

Msc. Fabrício Bolina: “Controle dos Materiais de Acabamento e Revestimento: NBR 16626, IT 10, aplicações e cases”

Msc. Adão Villaverde: “Legislação: alcances, limites, entraves e soluções”

Eng. Civil João Leal Vivian: “O desafio da convergência entre o exercício profissional e a segurança contra incêndios”

Eng. Civil e Segurança do Trabalho Coronel Adriano Krukoski Ferreira: “Segurança Contra Incêndios, uma experiência dos dois lados do balcão”

Dr. Luiz Carlos da Silva Filho - “Avanços da Segurança Contra Incêndio no Brasil”