Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

PREVENÇÃO CONTRA COVID-19 E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SÃO TEMAS DE REUNIÃO NA EMATER

19/01/2022 às 17h00

O presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, e o diretor Dulphe Pinheiro Machado Neto, da área de Apoio e Qualificação Profissional, estiveram reunidos com o presidente da EMATER, Edimilson Pelizari, e com o diretor técnico, Alencar Rugeri.

Na manhã desta quarta-feira (19) o presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, e o diretor Dulphe Pinheiro Machado Neto, da área de Apoio e Qualificação Profissional, estiveram reunidos com o presidente da EMATER, Edimilson Pelizari, e com o diretor técnico, Alencar Rugeri. 


O primeiro item da pauta diz respeito a preocupação do SENGE com os seus representados nas empresas públicas e privadas em relação ao avanço dos contágios e internações devido a Covid-19. Especificamente no caso da EMATER, o Sindicato solicitou informações sobre as medidas efetivas tomadas pela empresa no sentido de preservar a saúde dos seus empregados, em especial, os engenheiros, destacando a importância da distribuição de máscaras PFF2 em detrimento de máscaras de tecido ou de outros materiais menos eficientes. O Rio Grande do Sul vem atravessando um dos períodos de seca mais severos dos últimos anos, tornando ainda mais essencial o serviço prestado pela EMATER aos agricultores no âmbito das perícias do PROAGRO, entre outras atividades essenciais para a população, para a própria empresa e para o desenvolvimento do Estado. 

O diretor técnico da EMATER garantiu que estão sendo implementadas medidas para que todas as chefias das unidades administrativas da empresa se responsabilizem pela entrega das máscaras recomendadas e disponibilizem álcool gel aos empregados. 

A reunião também tratou sobre a oportunidade de realização de cursos in company por meio do Programa de Qualificação do SENGE, resgatando proposta de parceria apresentada à diretoria da empresa no último ano. A área de qualificação é um dos pilares fundamentais da gestão do Sindicato, no sentido de oferecer capacitação aos seus sócios e demais representados sobre temas relevantes para a atuação profissional e para o mercado de trabalho. Nesse sentido, o SENGE construiu junto aos seus diretores e delegados sindicais na EMATER um levantamento de 23 temas que podem ser contemplados com cursos voltados aos engenheiros da empresa, ministrados tanto por instrutores indicados pelo Sindicato, quanto da própria EMATER, e até por profissionais de notório saber que não integram mais os quadros da empresa. 

Os referidos temas foram apresentados à diretoria da EMATER por meio de carta enviada no último mês de dezembro. O diretor Alencar Ruggieri se mostrou aberto à proposta de parceria e informou que está sendo realizado um levantamento sobre as necessidades de capacitação de todos os profissionais em todas as unidades da empresa. Ele afirmou que esse trabalho deverá ser concluído em meados de fevereiro e, após a obtenção deste panorama, poderá retomar o assunto com o SENGE no sentido de planejar e avaliar um programa de cursos in company. O diretor da EMATER indicou o eng. agrícola Carlos Gabriel Nunes dos Santos, da Gerência Técnica, para representar a gestão da empresa na condução deste processo. 

 

Leia Também