Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

ENGENHARIA PERDE O PROFESSOR LUIZ OLINTO MONTEGGIA

30/11/2021 às 15h45

Falecimento foi comunicado na manhã desta terça-feira.

 

A Direção do IPH/UFRGS comunicou, nesta terça-feira (30), com imenso pesar, o falecimento do professor Luiz Olinto Monteggia, ocorrido ontem. O Prof. PhD Luiz Olinto Monteggia participou da formação de inúmeros alunos, de diversos cursos na Graduação e na Pós-Graduação, além de grande atuação em pesquisa e desenvolvimento de estudos e projetos. 


Reproduzindo pensamento geral da comunidade acadêmica do RS, o engenheiro Eduardo Fleck, um dos seus ex-alunos, considera o professor Monteggia um dos maiores sanitaristas do Brasil. 


Olinto Monteggia graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Também pela UFRGS, graduou-se em Engenharia Civil com mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (1979). Foi doutorando em Engenharia de Meio Ambiente pela Universidade de Newcastle (1991). Foi também Professor Titular da UFRGS, lotado por mais de três décadas no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). Suas pesquisas tiveram grande impacto no meio científico, na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Estudos e Caracterização de Efluentes Urbanos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: controle operacional de processos biológicos, esgotos sanitários e industriais, reatores com biofilmes, processos anaeróbios, fermentação anaeróbia, biohidrogênio. Foi orientador de dezenas de alunos de mestrado e doutorado, além de ter atuado ativamente na graduação e em ações de extensão.

 

Leia Também