Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

SENGE SOLIDÁRIO: CONHEÇA O INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES E SAIBA COMO AJUDAR

24/11/2021 às 14h10

O SENGE-RS convida seus associados a participarem deste esforço coletivo em benefício de mais de quatro mil crianças e jovens com diabetes Tipo 1 e 2.  

O Instituto da Criança com Diabetes (ICD) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, que presta assistência interdisciplinar a mais de 4 mil crianças e jovens com diabetes Tipo 1 e também jovens com Tipo 2.  

O diabetes Tipo 1, principal foco do ICD, é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Quando isso acontece, é preciso aplicar insulina para viver e se manter saudável. 

Em funcionamento desde janeiro de 2004, o ICD é referência nacional e internacional na causa do Diabetes. Os atendimentos são gratuitos e realizados em infraestrutura própria, que contempla hospital-dia, ambulatório, programa diário de educação em diabetes, oficinas de nutrição, consultórios médicos, dentários e um centro oftalmológico. 

A faixa etária atendida pelo ICD é, como porta de entrada, de 0 a 20 anos. Isto porque a maioria dos casos de diabetes tipo 1 (insulino-dependente), ocorre nesta faixa. Entretanto, como as complicações começam a acontecer, em geral, após 10 anos de duração da doença e sabendo-se que, após 25 anos de diabetes, o paciente livre de nefropatia (insuficiência renal) dificilmente a apresentará, o ICD pretende acompanhar os pacientes até 25 anos de duração da doença.

Também é dado suporte às famílias que, igualmente, devem envolver-se neste processo, uma vez que o diabetes é conhecido como a doença das 24 horas, pois é este o tempo diário que ela exige de atenção para ser controlada. 

 

SAIBA COMO VOCÊ PODE AJUDAR O ICD 

Com a pandemia, os recursos destinados à entidade e o número de parceiros caíram drasticamente, tornando ainda mais importante o auxílio da sociedade por meio de doações. 

O ICD aceita doações diretas por meio de transferências bancárias ou pelo PagSeguro (confira no site da instituição essas e outras formas de ajudar).  

Você também pode doar parte do seu Imposto de Renda ao Funcriança, indicando o Instituto da Criança com Diabetes na lista de projetos a serem beneficiados.  

Para calcular a doação do IR acesse a página “Resumo” no arquivo de sua última declaração de Ajuste de Imposto de Renda. Verifique qual o valor do Imposto de Renda devido. Calcule o equivalente a 6% do imposto devido (pessoas físicas) e 1% sobre alíquota de 15% (pessoas jurídicas enquadradas no regime de lucro real). Faça o depósito no FUNCRIANÇA de Porto Alegre, em nome do Instituto da Criança com Diabetes, através do DAD. Esses valores são permitidos por lei para dedução direta do Imposto de Renda devido antes da dedução do Imposto de Renda retido na fonte. 

 

Passo a Passo para doar através do FUNCRIANÇA:

O Instituto conta com dois projetos para captação. Você pode escolher para qual deseja fazer a destinação do seu IR.
 

1. Projeto Infraestrutura do Centro de Educação e Tratamento da Diabetes 2021-2023 

Acesse e conheça o projeto: doacoes.prefeitura.poa.br/projeto/1670  

2. Projeto CrossFit ICD 

Acesse e conheça o projeto: doacoes.prefeitura.poa.br/projeto/1679  


Passo a passo para doar 

  1.  Clique em doar para este projeto; 
  2. Informe seu CPF para o caso de Pessoa Física ou CNPJ para o caso de Pessoa Jurídica; 
  3.  Caso já tenha doado pela plataforma, seus dados de cadastro aparecerão; 
  4. Se for novo doador, preencha nome, fone, e-mail e endereço completos; 
  5. Prosseguir para doação; 
  6. Preencha com o valor que deseja doar; 
  7.  Assinale “autorizo a divulgação do meu nome para a executora (assim o ICD será comunicado da sua doação); 
  8. Clique em “GERAR BOLETO”; 
  9. Imprima e pague no APP do seu banco, internet ou lotéricas.  

 

Nota Fiscal Gaúcha 

Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios e descontos no IPVA,  visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitarem a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo.  

O  Instituto da Criança com Diabetes está cadastrado no Programa Nota Fiscal Gaúcha. Basta entrar no site nfg.sefaz.rs.gov.br, escolher o ICD como beneficiário para o repasse dos recursos do Programae solicitar a inclusão do numero do seu CPF em todas as suas compras . 

 

CONHEÇA OUTROS PROJETOS SOCIAIS PARCEIROS DO SENGE PARA DOAÇÃO PELO FUNCRIANÇA

Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia

Fundação O Pão dos Pobres

IPDAE – Instituto Popular de Arte-Educação

Leia Também