RESPEITO É UM DIREITO DE TODOS

19/11/2021 às 14h05

A Semana da Consciência Negra é um momento de mobilização e ação contra a chaga da desigualdade.

A desigualdade é a maior de todas as injustiças. Neste quesito, infelizmente, o Brasil é campeão do mundo. A herança escravocrata e o subdesenvolvimento se refletem de maneira dramática na vida de uma parcela significativa da sociedade brasileira. E o que é pior: os números indicam que esta desigualdade vem aumentando, sendo, sem dúvida, uma ameaça à própria democracia.

Datas como o Dia da Consciência Negra, assim como o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o Dia do Índio, o Dia Internacional da Mulher, entre outras, carregam uma função socializante, que, ao expor as feridas, convocam todos à mobilização e, acima de tudo, à ação.

Em sua trajetória de quase 80 anos, o Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul reafirma todos os dias seu compromisso com a sociedade que nos acolhe e nos prestigia. Isso inclui, evidentemente, a defesa dos direitos elementares das minorias, dos povos indígenas, das mulheres, da livre opção sexual e da população negra ou parda.

Com o apoio da categoria e do Conselho Técnico Consultivo, nossa entidade resgatou em 2021 o Programa SENGE Solidário, voltado a atender demandas técnicas de comunidades e segmentos em vulnerabilidade social. Ao arregimentarmos profissionais voluntários das diversas áreas da Engenharia em número superior às expectativas de início de projeto, partimos para a ação.

Em outubro, o Programa foi reconhecido pela Polícia Civil do Estado que laureou o Sindicato com o “Diploma Integração Comunidade” em reconhecimento ao apoio técnico prestado pelo SENGE para a reforma do prédio e implantação da nova Delegacia de Pronto Atendimento de Grupos Vulneráveis em Porto Alegre, que inclui a população negra.

Da mesma forma, o Programa SENGE Solidário garantiu, com apoio de patrocinadores, a instalação do Projeto Internet Solidária na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Thereza Noronha Carvalho, no Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, que visa levar internet às comunidades e entidades carentes, com o apoio de patrocinadores.

Embora pontuais, as iniciativas do SENGE demonstram que a solidariedade e consequente valorização dos indivíduos e suas comunidades são valores de rápida e eficiente capilarização que desafiam todas as entidades, de todos os segmentos, a se engajarem na construção de uma nação mais justa, plural e democrática.