Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

DIRETOR DO SENGE PALESTRA SOBRE OS DESAFIOS DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NA JORNADA ACADÊMICA DA URCAMP

01/10/2021 às 11h30

A atividade integra a programação da 10ª Jornada Acadêmica da Engenharia Civil da URCAMP - Centro Universitário da Região da Campanha, e foi transmitida pelos canais da instituição.

 

Os desafios do exercício profissional na segurança contra incêndios no Rio Grande do Sul foram o tema da palestra realizada pelo diretor do SENGE, João Leal Vivian, na terça-feira (28). A atividade integra a programação da 10ª Jornada Acadêmica da Engenharia Civil da URCAMP - Centro Universitário da Região da Campanha, e foi transmitida pelos canais da instituição.

O Sindicato dos Engenheiros se dedica há anos ao tema da segurança contra incêndios, tendo se consolidado como protagonista e referência na abordagem e no equacionamento de soluções. A entidade vem realizando nos últimos anos importantes eventos técnicos, participando do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio – COESPPCI e vem contribuindo de forma técnica desde a elaboração das leis e regulamentações que vieram na sequência da tragédia da Boate Kiss. Da mesma forma, protocolou junto à Presidência da Assembleia Legislativa um importante estudo no qual propõe alternativas e destaca todos os pontos de fragilidade constantes em projetos de lei que tentam constantemente flexibilizar e descontruir a Lei Kiss.

Toda essa trajetória serviu de contexto para a explanação do diretor do Sindicato sobre a implementação, alterações e flexiblizações realizadas na lei estadual de prevenção e segurança contra incêndios, bem como as contribuições fundamentais da Engenharia para a segurança da população e que poderiam ter evitado sinistros como os ocorridos recentemente da Secretaria Estadual de Segurança Pública e ainda na sede da EMATER, na Boate Kiss, no Mercado Público de Porto Alegre, no Museu Nacional, no Ninho do Urubu, no edifício Wilton Paes de Almeida e no Museu da Língua Portuguesa

Na oportunidade, Vivian também ressaltou as atribuições profissionais dos responsáveis técnicos, o papel do Corpo de Bombeiros Militar, a estrutura pública de atendimento e encaminhamento dos planos, bem como o grau de segurança em que vivemos e o ponto em que queremos chegar.

Além de uma bibliografia sugerida, o diretor Vivian apontou as propostas do Sindicato para que o Estado avance na segurança contra incêndios:

1) Elaboração de Plano Estadual de Segurança Contra Incêndio e Emergências, com indicadores, planejamento estratégico de atuação e planejamento técnico para prevenção e emergências (carta de riscos).

2) Quadro técnico de especialistas (engenheiros e arquitetos) no Corpo de Bombeiros Militar do RS.

3) Quadro técnico de especialistas no governo do estado do RS para gestão da área própria de SCI nos prédios públicos, e administração da implantação e manutenção das medidas exigidas para regularização dos mesmos junto ao Corpo de Bombeiros.

4) Implantação de convênios com prefeituras e entidades de classe, conforme previsão na Lei Complementar n°14376/2013.

5) CLCB e PSPCI elaborados apenas através de Responsáveis Técnicos Legalmente Habilitados (arquitetos ou engenheiros), através da exigência de ART ou RRT no momento do protocolo.

6) Fiscalização efetiva dos CLCB e APPCI pelo PSPCI (risco baixo) por partes dos conselhos, por exercício ilegal da engenharia e arquitetura quando não elaborado por profissional legalmente habilitado. Atender a lei Kiss federal, no que fala sobre o exercício da fiscalização dos Conselhos (Convênio CREA/CAU e CBMRS)

7) Elaboração de Norma de Fiscalização com atribuições profissionais (CREA/CAU/CBMRS/COESPPCI)

8) Projetos especiais por desempenho.

 

 

 

LEIA TAMBÉM:

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: JÁ PASSOU DA HORA

NOVA LEI KISS QUE SERÁ VOTADA NA ALRS FRAGILIZA PILARES TÉCNICOS E CONCEITOS INOVADORES DA LEI

SENGE SE MANIFESTA CONTRA TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR QUE ALTERA A LEI KISS


SENGE PRESENTE NO DEBATE SOBRE ALTERAÇÃO DA LEI KISS NA COMISSÃO DE SEGURANÇA DA ALRS


SINDICATO DOS ENGENHEIROS APRESENTA ESTUDO APONTANDO EQUÍVOCOS NO PROJETO DE LEI QUE ALTERA LEI KISS

ARTIGO | SUBJETIVISMO NA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NO RS


SENGE APRESENTA CONTRIBUIÇÕES AO PROJETO DE LEI QUE ALTERA A LEI KISS


PAINÉIS DA ENGENHARIA: SENGE MOBILIZA SANTA MARIA PARA DEBATER SOBRE O FUTURO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

11º PAINÉIS DA ENGENHARIA: PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA FALA SOBRE LEGISLAÇÃO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PALESTRA MAGNA

11º PAINÉIS DA ENGENHARIA: PALESTRAS ABORDAM ENSINO, PESQUISA E CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS E PROJETOS EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

11º PAINÉIS DA ENGENHARIA: LEGISLAÇÃO, CASES E CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

WORKSHOPS INTEGRARAM A PROGRAMAÇÃO DO 11º PAINÉIS DA ENGENHARIA EM SANTA MARIA

 

Leia Também