Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA DISCUTIRÁ OS APRENDIZADOS E DESAFIOS DA PANDEMIA

10/09/2021 às 13h00

O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com transmissão online e inscrições gratuitas. Serão três dias de programação intensa, com participação de ministros, parlamentares, cientistas e nomes como o do historiador Leandro Karnal. 


Terá início na quarta-feira (15) a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a Soea Connect, promovida pelo Confea, com realização 100% online e gratuita. O evento acontece até 17 de setembro, tendo como tema central “A pandemia: aprendizados e desafios para a engenharia, a agronomia e as geociências” e versando acerca dos seguintes eixos temáticos: “desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; e governança e gestão”.

Serão três dias de programação intensa, com participação de ministros, parlamentares, cientistas e nomes como o do historiador Leandro Karnal. 

Destaques da programação
Na quinta-feira (16), o ex-senador e empresário da construção civil Paulo Octávio dá início aos trabalhos com a palestra “Pandemia e Recuperação Econômica – empreendedorismo e oportunidades de inclusão social”. Ainda pela manhã “ Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável” será o tema da palestra do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
 
Temas que estão pautados no Legislativo também serão debatidos na Soea como, por exemplo, o Marco Legal da Energia Distribuída. O projeto 5819/19 será debatido com os profissionais e entidades, como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Vale lembrar que, recentemente, o Confea, a Absolar e a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) entregaram uma carta subsidiando os parlamentares sobre os benefícios da geração própria de energia solar. 

Na Soea Connect, dentro do Painel Mulher, o tema “Os desafios e as Oportunidades para as Engenheiras no Pós-Pandemia” será debatido com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e com a deputada federal Leandra Dal Ponte (PV-PR). 

No último dia do evento, sexta-feira (17), Leandro Karnal palestra para os mais de cinco mil inscritos na Soea Connect no início da manhã. Em seguida, o premiado engenheiro Luiz Fernando da Silva Borges fala sobre a importância vital da engenharia neste cenário de pandemia. Na palestra “A Engenharia Capaz de Fazer Respirar”, o engenheiro e cientista – de apenas 23 anos – compartilha como desenvolveu ventiladores pulmonares de emergência – os "respiradores" – mais baratos, com interface simples e com operação de até 2 horas fora da tomada. A sustentabilidade e a baixa emissão de poluentes também vão pautar os debates. “A preocupação com a "Transição Energética para uma Economia de Baixo Carbono” será o tema da palestra do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

Ainda na sexta-feira, um painel internacional reúne o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal  (OEP), eng. civ. Carlos Aires; e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de  Angola, eng. de minas Augusto Paulino Neto; para debater a  Engenharia Mundial no Pós-Pandemia. Já o debate sobre  “O Brasil Celeiro do Mundo – Inovação e Tecnologia no Agronegócio”  terá como palestrantes o presidente do Confea, o senador e engenheiro agrônomo  Luis Heinze (PP-RS) e o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa. 

Segurança no trabalho, Mobilidade Urbana, Compliance, entre outros temas, vão movimentar os debates da Soea Connect. 

Outra novidade é o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e a Láurea ao Mérito em formato eletrônico.

Informações e inscrições em soeaconnect.com.br

(Com informações do Confea) 

Leia Também