SENGE SOLIDÁRIO | Seguem abertas as inscrições para engenheiros voluntários

03/09/2021 às 11h00

Seguem abertas as inscrições para os profissionais que desejam atuar como engenheiros voluntários em uma das frentes que demandam apoio técnico, na capital ou no interior, colocando seu conhecimento à disposição dos interesses da população e das comunidades em situação de vulnerabilidade social. Saiba como participar.

O Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul, através do Programa SENGE SOLIDÁRIO, põe em prática seu compromisso com os interesses sociais da comunidade em que está inserido, especialmente relacionados com os segmentos em vulnerabilidade social e direciona os conhecimentos técnicos dos seus associados à disposição dos interesses dessa população.

A ação solidária do SENGE-RS torna-se efetiva ao apoiar e promover ações coletivas conduzidas por grupos ou lideranças, para os quais os membros do Sindicato, da ativa, aposentados ou estudantes, possam aportar soluções nas diversas áreas da Engenharia.  O programa fará a intermediação aproximando os profissionais das entidades.

Vale lembrar que esta iniciativa é ainda mais necessária e urgente no momento em que a pandemia torna mais difíceis as condições de vida de uma gigantesca parcela da população, agravadas pelo desemprego e pela precarização do trabalho, o que amplia o quadro de desigualdade.

O apoio técnico pode ser disponibilizado de várias formas, através de projetos, orientação técnica em construções, reformas, instalações hidrossanitárias, elétricas, de hortas comunitárias, ensinando leitura e interpretação de projetos, acesso à internet solidária e outras tantas formas possíveis de auxiliar a quem precisa, neste momento tão difícil.

SEJA UM VOLUNTÁRIO

Dentro desse quadro, é que o SENGE-RS convida seus associados a participarem deste esforço coletivo oferecendo sua cota de colaboração, cadastrando-se como voluntário em uma das frentes que demandam apoio técnico, na capital ou no interior. Este gesto de solidariedade irá significar muito para as comunidades favorecidas.

Ao se cadastrar, você irá concordar com as condições de participação e, após o processamento dos seus dados, colocaremos você em contato com a entidade ou comunidade já previamente identificada.

SEJA VOCÊ TAMBÉM  UM ENGENHEIRO SOLIDÁRIO. CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO.

Da mesma forma, pedimos que você acione o Sindicato caso identifique na sua comunidade um projeto que possa demandar apoio do SENGE SOLIDÁRIO.

FRENTES DE TRABALHO/ATIVIDADES ATUAIS

- Apoio técnico em comunidades e entidades;

- Hortas comunitárias;

- Internet Solidária, incentiva instalação de internet em escolas e comunidades em apoio a estudantes. Busca patrocínio para a mensalidade;

- Ação conjunta com a ONG Engenheiros Sem Fronteiras, IAB, SAERGS, CEUE e diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Elétrica;

- Promoção de curso de leitura e interpretação de projetos.