AVANÇA A PARCERIA DO SINDICATO COM A UERGS

03/09/2021 às 10h00

Na pauta, a transferência da universidade para a área da CIENTEC, o Programa SENGE Solidário e grandes possibilidades na área de Qualificação Profissional.

O presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira e o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), professor Leonardo Alvim Beroldt da Silva, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (02). Na pauta, amplas possibilidades de parcerias entre as duas instituições para alavancagem de projetos recíprocos.

Coube ao reitor abrir os trabalhos, apresentando ao dirigente sindical mais detalhes do Projeto Estratégico UERGS 20+, plano que visa promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, em sintonia com a política estadual de inovação, ciência e tecnologia. Vale lembrar que o mesmo projeto já havia sido apresentado ao Sindicato em reunião realizada em novembro de 2020, ainda na gestão anterior da entidade.

O projeto está diretamente relacionado com a transferência, ora em andamento, de toda a operação da Universidade em Porto Alegre para a área e instalações da CIENTEC localizadas no Centro Histórico da Capital, iniciativa na qual o Sindicato dos Engenheiros cumpriu, ao longo dos últimos anos, importante papel de apoio e protagonismo nos esforços da comunidade acadêmica e na tomada de decisão favorável do Governo do Estado.

A readequação das instalações para operação de atividades acadêmicas, salas de aula, laboratórios, estrutura administrativa, entre outras, é uma demanda latente para a qual será exigido um esforço extra de toda as forças envolvidas. Assim, o reitor se mostrou bastante interessado no Programa SENGE Solidário, pelo qual o Sindicato faz a mediação entre demandas de entidades e projetos de cunho social e o trabalho voluntário de engenheiros das diversas áreas da Engenharia, previamente cadastrados, que disponibilizam seus conhecimentos técnicos e sua responsabilidade profissional às iniciativas, da mesma forma, encaminhadas ao SENGE. Os dirigentes alinharam um plano inicial de ação, cujo primeiro passo será a apresentação por parte da UERGS de demandas passiveis de serem solucionadas através do SENGE Solidário. Seja um engenheiro voluntário.

Também constou na pauta do encontro a questão da qualificação profissional dos engenheiros via a realização conjunta de cursos de extensão de curta e média duração, e até mesmo MBAs, aproximando a expertise do Sindicato na execução do Programa de Qualificação SENGE (ProQuali) da estrutura acadêmica da UERGS que inclui a plataforma EAD já em operação na universidade. Destaque para as demandas latentes identificadas nas áreas de agricultura, agronegócio e empreendedorismo.

Para o presidente Cezar Henrique, “avançarmos ainda mais nesta parceria com a UERGS irá favorecer os planos da gestão 2020-2023 de ampliação e modernização do ProQuali, ora em fase de planejamento”.