PRESIDENTE CEZAR HENRIQUE DESTACA AS PAUTAS DO SENGE EM PODCAST DA ENGENHARIA DA UFRGS

02/09/2021 às 10h20

“Fala Engenharia” é uma produção do Núcleo de Tecnologias da Informação e Comunicação e integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Escola de Engenharia para o período de 2020-2022. Ouça.

Presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, é o convidado especial do 24º episódio do podcast “Fala Engenharia” da Escola de Engenharia da UFRGS. No depoimento gravado nos últimos dias de agosto, foram tratadas as principais pautas trabalhadas pelo Sindicato.

Destaque para a recente vitória obtida no Congresso Nacional pelo conjunto de entidades representativas dos engenheiros brasileiros, que redundou na manutenção da vigência da Lei 4950-A/66 que sustenta o Salário-Mínimo Profissional.

Cezar Ferreira detalhou o impacto da Reforma Trabalhista na atuação dos sindicatos e como o SENGE administrou com êxito as consequências do fim da obrigatoriedade da Contribuição Sindical.

A mudança do perfil dos associados (e dos profissionais), com o crescente número de engenheiros autônomos e empreendedores, bem como os projetos de relevância social e de voluntariado criados pelo Sindicato, foram, da mesma forma, destacados.

O presidente do SENGE incluiu na sua manifestação o modelo de posicionamento da entidade frente às privatizações de setores estratégicos da economia, como o energético e o do saneamento. Segundo ele, a posição adotada pelo Sindicato prioriza critérios técnicos e não ideológicos, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico.

O projeto “Fala Engenharia” faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para o período de 2020-2022.

Ouça: No Spotify
No site