Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

SENGE E EMATER RETOMAM PAUTA DE INTERESSES RECÍPROCOS

01/09/2021 às 17h10

Valorização profissional e qualificação técnica para extensionistas são pontos importantes a serem debatidos e implementados.

 

Avançando na aproximação institucional entre as diretorias, o presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira e o vice-presidente José Luiz Azambuja estiveram presentes na sede da EMATER na manhã desta quarta-feira para uma importante reunião com o diretor técnico, engenheiro agrônomo Alencar Paulo Ruggieri.

Como primeiro item da pauta, o convite feito pelo Sindicato para que Ruggieri participe da abertura da 32ª edição do maior evento da Agronomia no País , o Congresso Brasileiro de Agronomia que ocorrerá em Florianópolis entre os dias 19 e 22 de outubro, organizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB). A Extensão Rural é uma atividade importante em todo o Brasil e grande empregadora de engenheiros agrônomos e, neste contexto, a EMATER-RS é uma das mais fortes empresas em atividade, contratando hoje mais de 500 engenheiros agrônomos no RS

Na sequência o SENGE acenou com a possibilidade da criação de uma parceria com a EMATER no âmbito da qualificação profissional. Os dirigentes sindicais apresentaram as vantagens que uma programação de cursos in company trariam tanto para o desenvolvimento e valorização pessoal de cada um dos colegas profissionais, quanto para o cumprimento das metas e indicadores de desempenho da empresa. O presidente Cezar destacou que o Programa de Qualificação do SENGE (ProQuali) possui estrutura para oferecer tanto aulas presenciais, quanto à distância. Interessado em avançar, Alencar Ruggieri encomendou aos representantes do Sindicato um plano de ação a ser encaminhado junto à presidência e outros órgãos, mas adiantou que irá designar dois profissionais da EMATER para a avaliação, elaboração e tramitação deste projeto.

Em reforço ao ofício encaminhado pelo SENGE ao presidente Edmilson Pedro Pelizari, os dirigentes sindicais trataram também da possibilidade de retorno da opção “desconto em folha” para que os engenheiros da EMATER possam quitar a anuidade social junto ao Sindicato da forma vigente até a Reforma Trabalhista. Pela EMATER, Ruggieri se manifestou inicialmente favorável à medida, tendo se comprometido a contribuir com o encaminhamento da questão dentro da empresa. Por fim, e por solicitação do SENGE, Ruggieri também garantiu que irá trabalhar no sentido da retomada das reuniões com o Sindicato com vistas à quitação dos débitos trabalhistas oriundos da chamada Ação 135, já sacramentados em todas as instâncias da Justiça do Trabalho. 

Alencar Paulo Rugeri é extensionista da EMATER há 19 anos; é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), com mestrado em Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi secretário de Agricultura no município de Constantina. Trabalhou no Escritório da EMATER em Erval Seco, no Gabinete da Reforma Agrária e Cooperativismo do Governo do Estado; foi assessor das diretorias Administrativa e Técnica da EMATER. 

 

 

 

 

Leia Também