O ENGENHEIRO EMPREENDEDOR E O MERCADO DE TRABALHO É TEMA DE PALESTRA EM SEMINÁRIO DA UCS

26/08/2021 às 11h00

O presidente do SENGE, Cezar Ferreira, e o membro do Conselho Técnico Consultivo, Marco Antônio Kappel Ribeiro, participaram como palestrantes da programação do VIII Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

Nesta quarta-feira (25) o presidente do SENGE, Cezar Ferreira, e o membro do Conselho Técnico Consultivo, Marco Antônio Kappel Ribeiro, participaram como palestrantes da programação do VIII Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Com o tema  “Engenheiro Empreendedor e o Mercado de Trabalho”, os dirigentes do Sindicato abordaram as transformações tecnológicas e as profundas alterações nas relações de trabalho a partir da recente desregulamentação, a produção em escala global e a redução de investimentos diretos do poder público em diversos setores da infraestrutura e do desenvolvimento (responsáveis, até então, por boa parte das vagas formais de trabalho no Estado e no País).

Ressaltaram ainda os novos papéis de um Sindicato inovador diante deste volume de transformações, as diferenças entre empreendedorismo e pejotização (precarização), o Programa Engenheiro Empreendedor e um panorama global da inovação e da tecnologia e as respectivas interferências destes fatores nas carreiras dos futuros engenheiros e na própria Engenharia.

Participaram da transmissão os professores coordenadores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UCS, Fernanda Pauletto D’Arrigo, da área de Inovação, e Roberto Birch Gonçalves, da área de Pesquisa e Desenvolvimento, e a diretora da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharia, Neide Pessin.

A programação do VIII Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social se estende entre os dias 25 a 27 de agosto, com transmissões pelo canal da UCS no Youtube. O evento visa consolidar aspectos técnicos e científicos ligados à formação profissional das áreas de engenharias e tecnologias.  Oportuniza também uma ampla visão dos desafios tecnológicos, sociais e ambientais, além de nortear acerca das responsabilidades profissionais e contribuir para a adoção de ações de sustentabilidade como forma de inovação e desenvolvimento da sociedade.