EMPREENDEDORISMO: Em parceria com SEBRAE-RS SENGE dá largada no programa engenheiro empreendedor

12/04/2021 às 18h00

Capacitação com carga horária de 12 horas iniciou nesta segunda (12) e seguirá até quinta (15). Ainda nesta semana o Sindicato irá abrir inscrições para o webinar de lançamento do programa.

Todas as expectativas estão sendo superadas desde que o Sindicato dos Engenheiros anunciou o lançamento do Programa Engenheiro Empreendedor (PEE), projeto que irá disponibilizar aos associados uma ampla plataforma de suporte com a realização de cursos, certificações, consultorias, relacionamentos, oportunidades profissionais, orientações e aconselhamento (mentoring/coaching), entre outras ações.

A largada do programa foi dada nesta segunda-feira (12) com o primeiro de quatro encontros do Bootcamp – Empreendedorismo em Ação, iniciativa do Sindicato em parceria com o SEBRAE-RS. Até a próxima quinta-feira (15) a atividade irá abordar conceitos de empreendedorismo a serem aprofundados em capacitações específicas ao longo do ano. Lançada como um piloto ao PEE, a ideia do Bootcamp é exatamente despertar entre os participantes a consolidação do empreendedorismo como alternativa viável e até mesmo necessária às carreiras dos engenheiros do Rio Grande do Sul.

Para o coordenador do Programa Engenheiro Empreendedor do SENGE, engenheiro Marco Antônio Kappel Ribeiro, o suporte ao empreendedorismo passou a ser prioritário para a nova gestão do Sindicato empossada em dezembro do ano passado. Lamentando que o Bootcamp não possa ser realizado de forma presencial, Kappel salienta que o piloto vem ao encontro da necessidade permanente de customização do projeto para atender cada vez mais e mais profissionais.

Além do Bootcamp, SENGE e SEBRAE já disponibilizaram uma ferramenta de autoavaliação do potencial individual ao empreendedorismo. Acessível a todos os interessados através de respostas de um rápido questionário, a ferramenta está disponível neste link

Vem aí o webinar de lançamento do PEE

Ainda nesta semana o SENGE-RS irá abrir as inscrições para o Webinar do lançamento oficial do Programa Engenheiro Empreendedor, que acontecerá no dia 29 de abril das 17h às 19h. Embora haja limitação no número de participantes, o evento contará com transmissão ao vivo pela TV SENGE no Youtube e pela página do Sindicato no Facebook. A programação prevê palestras do executivo do SEBRAE-RS, Carlos Forner e do engenheiro Cícero Rodrigues Sallaberry, a primeira tratando dos desafios de empreender num ambiente de oportunidades. A segunda com o título “Engenheiro empreendedor: uma jornada do projeto até uma plataforma de tecnologia”.

O programa

O Programa Engenheiro Empreendedor consolida um dos pilares prioritários da gestão do Sindicato dos Engenheiros, tendo em vista não apenas a latente demanda da categoria verificada por meio de pesquisas junto aos associados, mas também pelo volume e pelo ritmo das transformações tecnológicas, sociais e nas comunicações que vêm impactando os padrões de consumo, o estilo de vida da população e as relações de trabalho.

É um projeto transversal entre diversos produtos e serviços já oferecidos pelo Sindicato, com a ampliação e foco no engenheiro empreendedor, agregando capacitação, networking, disponibilização de ferramentas de gestão e de um ambiente de referência para consultorias e projetos.

Suporte ao engenheiro empreendedor

A partir da Reforma Trabalhista, o SENGE avançou na concepção do que considera a atuação profissional de engenheiros autônomos, profissionais liberais e engenheiros empresários, definindo a expressão “engenheiro empreendedor” pelo entendimento de que este deva exercer suas atividades com autonomia de fato, sem exclusividade na execução de seu trabalho e sem subordinação ao contratante, entre outros aspectos previstos na CLT que caracterizam a relação de vínculo trabalhista e que não se aplicam ao de empreendedor.

Esse conceito difere da prática de criar uma pessoa jurídica (“pejotização”), maneira pela qual o empregador, no nosso entendimento, provoca a precarização das relações de trabalho, anulando obrigações trabalhistas ao mesmo tempo em que mantém as mesmas condições e processos de trabalho configurados pelo regime de CLT. Neste contexto, o engenheiro que deseja se posicionar como um empreendedor, seja ele autônomo, associado ou cooperativado, passa a ter a necessidade de conhecimentos mínimos de questões tributárias, legais, marketing, estratégia, acesso a crédito e investimentos, soft skills, e tantos outros, normalmente ausentes dos bancos acadêmicos.

Neste cenário, o SENGE-RS se propõe a construir uma plataforma de suporte ao engenheiro empreendedor que ofereça cursos, certificações, consultorias, relacionamentos, oportunidades profissionais, orientações e aconselhamento (mentoring/coaching). Também é vislumbrada a oportunidade de parcerias com entidades destacadas na área do empreendedorismo, universidades, aceleradoras, incubadoras de startups, entre outras.