A BELA JORNADA DA FNE EM DEFESA DA ENGENHARIA E SEUS PROFISSIONAIS

25/02/2021 às 16h00

Neste 25 de fevereiro, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) comemora 57 anos. Nesse período, consolidou sua atuação como representante dos direitos dos engenheiros. Atualmente, representa cerca de 500 mil profissionais em todo País. Entre as pautas prioritárias está a valorização desses quadros qualificados, com remuneração justa, respeito ao seu mercado de trabalho e condições adequadas de atuação. Leia artigo do presidente da FNE, Murilo Pinheiro.

Nesta quinta-feira (25/2), a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) completa 57 anos de uma rica história de luta pelos direitos dos profissionais, notadamente a valorização desses quadros com remuneração justa, condições adequadas de trabalho e respeito a sua qualificação técnica.

Assim, ao longo dessas décadas a entidade vem atuando firmemente para assegurar o cumprimento do salário mínimo profissional conforme a Lei 4.950-A/1966. Também tem sido permanente a batalha junto ao Congresso Nacional e ao governo para que seja instituída a carreira pública de Estado para a categoria, como forma de assegurar dignidade ao exercício da profissão nas três instâncias da administração pública e também a prestação de melhores serviços à população.

É bandeira de luta permanente ainda o reconhecimento à autonomia do engenheiro como quadro técnico qualificado, devendo estar livre de ingerências alheias àquilo que seu conhecimento e treinamento o habilitam a desempenhar.

Portanto, tem sido efetivo o empenho em prol dos 500 mil profissionais que a FNE representa, por meio de seus 18 sindicatos filiados, de Norte a Sul do País.

Para além da defesa constante da categoria, a melhoria das condições de vida da sociedade é agenda central da FNE. Por meio do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado em 2006, a nossa federação vem formulando e debatendo propostas factíveis para o aquecimento da atividade econômica, a geração de empregos decentes e o avanço científico e tecnológico.

A iniciativa, cujo propósito é contribuir para a construção de um projeto nacional que garanta democracia, prosperidade, preservação ambiental e justiça social a todos, tem apontado caminhos para superar dificuldades estruturais e históricas no Brasil e também os desafios conjunturais que vão se sucedendo. Na sua edição mais recente, propõe, como forma de buscar a recuperação da severa crise econômica atual agravada pela pandemia do novo coronavírus, a retomada das obras públicas paralisadas, que somam milhares em todo o País.

A ideia, além de gerar postos na engenharia e em toda a cadeia produtiva da construção, é assegurar equipamentos e infraestrutura necessários ao bem-estar das pessoas, com destaque para habitação e saneamento, e à geração de riqueza, como o caso das obras de logística.

A FNE se coloca assim como uma entidade sindical comprometida com sua função precípua, mas também como organização da sociedade civil absolutamente engajada nas questões de real importância para o País e o povo brasileiro.

É uma grande honra e uma enorme alegria fazer parte dessa entidade, juntamente com a sua diretoria pronta a trabalhar sempre e cada vez mais pelos engenheiros e pelo País.

Vida longa à nossa Federação!