PARTICIPE DA AULA INAUGURAL DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SANEAMENTO SENGE-RS/UNISINOS

13/10/2020 às 15h00

Com o tema “Desafios e Tendências em Projetos de Saneamento”, a transmissão da Aula Inaugural será realizada pelo Microsoft Teams, com participação aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia.

 

Nesta sexta-feira (16), às 17h, o SENGE-RS e a UNISINOS promovem a Aula Inaugural da terceira edição do curso de Especialização em Engenharia do Saneamento. Com o tema “Desafios e Tendências em Projetos de Saneamento”, a transmissão será realizada pelo Microsoft Teams, com participação aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia.


Confira a programação da Aula Inaugural:

 

DESAFIOS E TENDÊNCIAS EM PROJETOS DE SANEAMENTO

17h Abertura - Profª Marcelo Caetano, Profª Adirane Brill Thum, Diretora do SENGE Nanci Begnini Giugno;

17h15 – Mediação – Engª Nanci Begnini Giugno;

17h20 – Palestra 1 - Água / Esgoto – Eng. Eduardo Carvalho (currículo)

17h50 – Palestra 2 – Drenagem – Eng. Sidnei Agra (currículo)

18h20 – Palestra 3 – Resíduos – Eng. Geraldo Antonio Reichert (currículo)

18h50 – Mediação/Perguntas/Fechamento - Engª Nanci Begnini Giugno

19h – Finalização do Evento - Profª Marcelo Caetano, Profª Adirane Brill Thum e Diretora Nanci Begnini Giugno;

 

Para participar acesse: https://bit.ly/33FvnI7

 

O curso de Especialização em Engenharia do Saneamento integra o conjunto de iniciativas conjuntas, promovidas pelo SENGE e pela UNISINOS. Nesta edição, em razão das medidas de prevenção a Covid-19, o curso será realizado na modalidade a distância, com reformulação de aspectos do seu programa que foi compactado para 12 meses de duração, porém mantendo as 360 horas preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de elaboração de projetos, visitas técnicas e assessorias com os professores, o curso aborda ainda assuntos que desafiam os futuros profissionais do setor:

- Resíduos: centrais automáticas de triagem, biodigestão anaeróbia, aproveitamento do biogás em aterros sanitários, entre outros.

- Água / Esgoto: projetos de redes (tendências ... ramificada, anel, PEAD .... questões relacionadas a transientes hidráulicos). Tecnologias para ETE/ETA, tipo desinfecção com ozônio? A questão do adensamento dos lodos entre outros.

- Drenagem: estratégias de contenção na fonte (planos municipais), "jardins de chuva"/trincheiras de infiltração nas cidades (relação estrutura de drenagem + paisagismo), Lagoas de amortecimento de detenção, entre outros.
 

Clique para conhecer a estrutura curricular e mais informações sobre a Especialização em Engenharia de Saneamento SENGE-RS/UNISINOS

 

Leia Também