Instituto Lixo Zero Brasil realiza encontro para preparar a Semana Lixo Zero no RS

15/09/2020 às 13h00

A Semana Lixo Zero ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro, e tem como objetivo incentivar ações para guiar as pessoas, empresas e instituições a mudarem os seus hábitos de forma a promover ciclos naturais sustentáveis e fomentar a economia circular.

Na quinta-feira, 17 de setembro, às 10 horas, acontece o Café com atitude, encontro virtual promovido pelo Coletivo Lixo Zero RS parar debater e planejar as ações da Semana Lixo Zero (SLZ) no Estado. O acesso será via plataforma Zoom (informações abaixo) e será transmitido também no canal do Youtube do Coletivo Lixo Zero RS.

Na oportunidade serão apresentados os resultados de 2019 e as ações pretendidas para 2020, bem como, um convite aos parceiros e interessados em participar da Semana Lixo Zero com alguma ação, apoio ou patrocínio.? ? A Semana Lixo Zero ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro. Em Porto Alegre, este ano será a VI edição da iniciativa. O objetivo da Semana Lixo Zero é incentivar ações no período proposto para guiar as pessoas, empresas e instituições a mudarem os seus hábitos de forma a promover ciclos naturais sustentáveis e fomentar a economia circular.

O Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

A implementação da Semana Lixo Zero é uma forma de apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU.

Nos últimos anos, a Semana lixo Zero abrangeu 3 países, sendo o Brasil um destes. Mais de 100 cidades brasileira já participaram. A edição de 2020 no Rio Grande do Sul terá a participação de 15 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Charqueadas, Santa Maria, Passo Fundo, Estrela, Horizontina, Santiago, Tapejara, Nova Petrópolis e Taquara.

Situação do Lixo em Porto Alegre

Segundo o 1° Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Porto Alegre, o setor de resíduos é o segundo maior emissor local de GEE. Portanto, ações locais voltadas para a eficiência de gerenciamento de resíduos e a redução destes tem alto potencial para colaborar na mitigação da mudança do clima.

De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Porto Alegre gasta anualmente, R$ 133 milhões para o manejo de resíduos sólidos domiciliares. A falta de educação ambiental para os cidadãos é apenas um dos problemas que envolvem a geração, descarte e coleta de resíduos na Capital.

Serviço:

O quê: Café com Atitude - encontro virtual para debater a Semana Lixo Zero no RS

Quando: 17 de setembro, quinta-feira, às 10h

Onde:

- No canal do Youtube do Coletivo Lixo Zero RS

- Plataforma Zoom
ID da reunião: 830 2347 0067
Senha de acesso: 288028

Contatos:

- Nicole Becker Portela - Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Porto Alegre/RS - Contato: (51) 9972-02415

- Janaína Capeletti - Aimé Comunicação & Sustentabilidade - (51) 99464-7878