HENRIQUE GUTFREIND - 1930 – 2020

27/07/2020 às 09h56

Engenharia do Rio Grande do Sul perde um dos seus maiores expoentes

É com profundo pesar que o Sindicato dos Engenheiros comunica o falecimento, aos 90 anos, do engenheiro e professor Henrique Gutfreind.

Em décadas de atuação na UFGRS e na PUCRS participou da formação profissional de diversas gerações de engenheiros. Graduado em Engenharia Civil (UFRGS 1952), Engenharia Mecânica (UFRGS – 1957), Engenharia Elétrica (UFRGS – 1957) e Matemática (UFRGS – 1963 e PUCRS – 1964/ Licenciatura), possuía mestrado em Engenharia Civil também pela Universidade Federal (1972), onde iniciou sua trajetória de professor ainda muito jovem.

Ao longo de sua carreira, Henrique Gutfreind conquistou a admiração de todos os seus milhares de alunos. Da mesma forma, recebiam dele total dedicação em sala de aula, notadamente na disciplina de Concreto I, sempre aguardada com grande interesse pelos futuros profissionais, como lembra sua ex-aluna e diretora de Apoio e Qualificação Profissional do Sindicato dos Engenheiros, Nanci Giugno. Henrique Gutfriend atuou também como professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Em junho de 2010, o engenheiro Gutfriend e outros 17 colegas, foram homenageados pelo Sindicato com a medalha do Mérito SENGE, distinção criada pela entidade como reconhecimento aos seus sócios fundadores e pioneiros.