Nota de pesar: Agronomia e Zootecnia perdem Luiz Carlos Pinheiro Machado

03/07/2020 às 15h30

Professor foi pioneiro da América Latina na implantação da disciplina de Etologia.

É com profundo pesar, que comunicamos o falecimento do engenheiro agrônomo, Luiz Carlos Pinheiro Machado. Graduado em Agronomia pela UFRGS em 1950 e Mestre em Agronomia pela mesma uiversidade construiu sua carreira na área de produção animal e é considerado como expoente na área de produção sustentável e pioneiro da América Latina na implantação da disciplina de Etologia. Foi professor catedrático de zootécnica pela UFRGS e professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Também lecionou na Universidade Católica de Buenos Aires. Luiz Carlos Pinheiro Machado presidiu a Confederação Brasileira dos Engenheiros Agrônomos. Fundou o Instituto Andre Voisin e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos, sendo seu presidente por três ocasiões. Inovador, implantando no RS o método de Pastoreio Rotativo Voisin, que revolucionou o manejo integrado das pastagens.