Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres: inscrições abertas!

22/01/2020 às 17h32

Participe do Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) , em parceria com o CAU/BR e apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo. Inscrições gratuitas!

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove, em parceria com o CAU/BR e o apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo, o Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres. O evento será realizado no dia 30 de janeiro, no Auditório do Palácio da Justiça. As inscrições estão abertas e são gratuitas no Sympla: http://bit.ly/2G1qblr

O evento é um preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), realizado neste ano no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, servirá como base para a consolidação de políticas para a equidade de gênero no CAU e para a construção de cidades que atendam às necessidades das mulheres. O Ciclo já foi realizado em Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Curitiba (PR) e ocorrerá em outras capitais até março.

Em Porto Alegre, o Ciclo terá duas mesas temáticas – Mulher na Política Urbana e Mulher na Cidade – e uma palestra com a prefeita da cidade de Conde, na Paraíba, Márcia Lucena, que desenvolve um trabalho em defesa da diversidade da população, com projetos que envolvem participação das comunidades indígenas, alfabetização de jovens e adultos, assistência técnica, orçamento participativo, entre outros.

A relevância do tema

O Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, promovido pelo CAU/RS, revela que arquitetas e urbanistas mulheres são maioria no país e os números indicam um futuro majoritariamente feminino na profissão. No entanto, mulheres ainda são minoria em cargos de representação e poucas receberam destaque em prêmios como o Pritzker ou o Colar de Ouro do IAB.

“Uma cidade projetada para mulheres, idosos e crianças é uma cidade boa para todos”, defende Daniela Sarmento, presidente do CAU/SC e articuladora do Ciclo de Debates. O evento desperta para a relevância de pensar quem projeta as cidades e o que está sendo feito em termos de política urbana na perspectiva de gênero.

Debate sobre gênero no CAU/RS

Desde agosto de 2019, o CAU/RS conta a Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG). O grupo é formado pelas arquitetas e urbanistas Roberta Edelweiss (conselheira do CAU/RS e coordenadora), Marisa Potter (conselheira do CAU/RS), Paula Motta (coletivo Turba), Cláudia Fávaro (especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano) e a fundadora da ONG Mulher em Construção, Bia Kern.

Em dezembro, a Comissão promoveu sua primeira atividade com o objetivo de aproximar profissionais da área, coletivos e movimentos sociais para, em conjunto, dar o passo inicial na construção de políticas para a equidade de gênero na profissão. Na oportunidade, o workshop Cenários Possíveis para a Equidade de Gênero na Arquitetura e Urbanismo reuniu 45 mulheres.

Outros estados, além do CAU/BR, já possuem as suas Comissões focadas em gênero. Sejam Ordinárias, Temporárias ou Voluntárias, as Comissões trabalham em conjunto para alinhar uma pauta nacional do CAU em defesa da equidade de gênero na profissão.

Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres | Etapa Porto Alegre
Dia: 30/01/2019 – quinta-feira
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Auditório do Palácio da Justiça (Praça Mal. Deodoro, 55 – Porto Alegre/RS)
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2G1qblr
Evento no Facebook

Leia Também