Presidente do SENGE se reúne com novos dirigentes do CREA-RS

17/01/2020 às 00h00

Sindicato dos Engenheiros é a entidade de classe com maior número de conselheiros nas Câmaras Especializadas.

O presidente Alexandre Wollmann esteve reunido na manhã desta sexta-feira (17) com o 1º vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, Paulo Rigatto, e com o 2º vice-presidente do Conselho, Francisco Carlos Bragança de Souza, que também é diretor financeiro adjunto do Sindicato.

O encontro de caráter institucional teve como objetivo estabelecer um canal de comunicação entre as entidades a partir da eleição e posse dos novos vice-presidentes do CREA-RS no dia 09 de janeiro deste ano.

Vale lembrar que com 48 conselheiros, o SENGE é a entidade de classe com maior número de representantes nas câmaras especializadas, depois da posse, também no dia 09 de janeiro, de 10 novos colegas indicados pelo Sindicato.

Paulo Rigatto é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IEPE/1989) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/2005). Anterior a sua carreira acadêmica atuou na iniciativa privada nas áreas administrativo-financeira de empresas do setor frigorífico e de produção e beneficiamento de arroz. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Em seu programa de doutoramento, realizou intercâmbio nos Estados Unidos no Department of Agricultural, Environmental and Development Economics da Ohio States University (2000/2001). Recentemente realizou intercambio como Professor Visitante no Center for Latin American Studies da University of Florida. Além da coordenação de projetos de investigação científica nas cadeias de arroz, fruticultura e agrosilvicultura, com destaque para o enfoque de organização e gerenciamento de cadeias produtivas; desenvolve estudos sobre análise de viabilidade econômica e sistemas de informações gerenciais para atividades agroindustriais. Sua atual área de interesse investigativo é a organização, desenvolvimento e gerenciamento de cadeias de fornecedores em empreendimentos agronegociais.

Francisco Carlos Bragança de Souza possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-IPH/UFRGS, consultor - Sky Sul Rastreamento por Satélite, ex-diretor da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional do RS, e ex-diretor do Porto de Porto Alegre. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, recursos hídricos, saneamento, multicritério, sensoriamento remoto e planejamento urbano. Também atua na área de energia e infraestrutura hidroviária. Ex-presidente do Conselho Fiscal da CEEE-Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS, e membro do Conselho Estadual de Meio- Ambiente-CONSEMA-RS.