SOS EMATER: SENGE AMPLIA MOBILIZAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

14/11/2019 às 00h00

Sindicato dos Engenheiros e demais entidades integrantes do Fórum das Entidades Representativas dos Empregados acionam parlamentares em favor da reestruturação institucional e orçamentária da ASCAR-EMATER/RS.

Dando sequência à sua atuação histórica em favor da viabilidade institucional e orçamentária da ASCAR/EMATER no Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Engenheiros, ao lado das demais entidades que integram o Fórum das Entidades Representativas dos Empregados, realizaram na manhã desta quinta-feira (14) uma série de visitas aos parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa e da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural.

Na pauta, o apoio e a intervenção dos deputados ao pedido de audiência encaminhado pelo Fórum ao Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Covatti Filho, que ainda não foi atendido.

A intenção das entidades, reiterada aos deputados, é de estabelecer um canal de diálogo com o Poder Executivo a partir da Secretaria, no qual a categoria participe de um Grupo de Trabalho em que as representações encaminhem um balanço situacional e sugestões para a formulação de soluções que resolvam tanto o impasse institucional quanto a questão orçamentária da EMATER, imprescindíveis para a continuidade do trabalho da empresa junto a mais de 232 mil famílias do meio rural em todos os 497 municípios do Estado.

Neste sentido, coube às entidades protocolar na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa bem como na Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural o documento SOS EMATER contendo análise e propostas concretas a serem consideradas pelas equipes das Secretarias (Agricultura e Fazenda), da Casa Civil e do próprio governador Eduardo Leite.

Da mesma forma, levamos ao conhecimento dos deputados os termos da Moção de Apoio a partir da qual as entidades buscam atrair para a mobilização as Câmaras Municipais de todo o Estado. Também foram protocoladas notícias que ilustram o trabalho do Sindicato dos Engenheiros nas últimas semanas. Destaque para o forte pronunciamento feito pelo vice-presidente do SENGE José Luiz Azambuja à Audiência Pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em Brasília, quando do lançamento da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural.

O Sindicato foi representado na visita à Assembleia Legislativa pelo diretor administrativo Nelso Portelinha, que esteve acompanhado do vice-presidente do SINTARGS, Vinícius Manfio, da diretora do SEMAPI, Rafaela Sais e do vice-presidente da Associação dos Aposentados da ASCAR, Aluísio Santos Ribeiro.

Confira as últimas notícias do Portal SENGE  tratando do assunto: