CRESCE BRASIL DA FNE CHEGA A PORTO ALEGRE PARA TRATAR DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

11/11/2019 às 00h00

Com inscrições esgotadas, evento que ocorre nessa quinta-feira (28) terá transmissão ao vivo. Acompanhe por aqui!

 

 

Assista:

A etapa de 2019 do Projeto Cresce Brasil, que nesse ano aborda a Engenharia de Manutenção, chega a Porto Alegre na tarde dessa quinta-feira, dia 28 de novembro, em um seminário no Auditório do SENGE-RS. O evento já teve suas inscrições encerradas, porém será transmitido ao vivo.

Lançado em 2006 pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e os sindicatos a ela filiados, o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento nasceu como uma contribuição da categoria a um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social, fruto de debates realizados com milhares de profissionais em todo o País.

Com um crescimento econômico pífio desde os anos 80, o País enfrentava uma realidade nada animadora. A infraestrutura nacional era precária e não havia planejamento para o futuro, o que comprometia a existência de projetos e o investimento produtivo. Com isso, faltavam postos de trabalho e oportunidades, sobretudo para os jovens que saíam das escolas, inclusive e principalmente as de engenharia.

Convicta de que era não só necessário como possível mudar esse cenário, a FNE reuniu especialistas nas áreas consideradas cruciais ao desenvolvimento – energia, ciência e tecnologia, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, comunicações, transportes de cargas e coletivo e agricultura – e levou o debate às cinco regiões do Brasil, contando com a participação de milhares de profissionais. Depois, lançou, durante o VI Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), o manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, cuja proposta básica era a expansão econômica anual de 6%, elevando-se os investimentos para 25% do PIB (Produto Interno Bruto), com participação pública e privada, e alterando a política macroeconômica, reduzindo juros e facilitando o crédito.

Ao longo dos anos o Cresce Brasil tratou de temas como PAC, Regiões Metropolitanas, Superação da Crise, Copa 2014, recuperação da Indústria, cidades, retomada da Engenharia Nacional e em 2019, a Engenharia de Manutenção, em resposta às sucessivas crises provocadas a partir de episódios como o rompimento de barragens, queda de viadutos e prédios, entre outros.

Dirigido aos profissionais de Engenharia, Arquitetura, estudantes e colegas das demais profissões, o seminário do dia 28 de novembro propõe em sua programação abordagens técnicas relacionadas a inspeções prediais, pontes e viadutos, patologia das instalações elétricas como potencial risco para incêndios e segurança na elevação de cargas.

Entre os palestrantes, destaque para a participação do diretor de Apoio e Qualificação Profissional do SENGE-RS, engenheiro Gustavo Silva da Rocha, doutorando em Engenheira de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra – Portugal, que irá abordar “Identificação de patologias em instalações elétricas com potencial de causar incêndios”.

O evento é uma realização da Federação Nacional dos Engenheiros, do SENGE-RS e demais sindicatos filiados à FNE e tem apoio da Mútua e da Crosby-Gunnebo.

SERVIÇO: 

O quê: Seminário Cresce Brasil - Engenharia de Manutenção

Quando: 28/11/2019 - das 13h às 19h

Onde: Auditório do SENGE - Av. Erico Verissimo, 960 – Porto Alegre


PROGRAMAÇÃO:

13h – Credenciamento

13h50 - Abertura 

14h20 - INSPEÇÃO DE PONTES E VIADUTOS: PRINCIPAIS ANOMALIAS E A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO.

Palestrante: Eng. Ciro José R. V. Araujo – Engenheiro civil, chefe da Seção de Engenharia de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

15h - INSPEÇÃO PREDIAL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ENGENHARIA

Palestrante: Prof. Luiz Capraro, Eng. Civil MSc - Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-PR; Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do CONFEA; Secretário Geral da ABANC Nacional - Associação Brasileira de Engenheiros Civis; Mestre em Perícias, Inspeção Predial e Assistência Técnica.

15h40 - IDENTIFICAÇÃO DE PATOLOGIAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COM POTENCIAL DE CAUSAR INCÊNDIOS

Palestrante: Gustavo Silva da Rocha - Engenheiro eletricista (UFRGS), Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFRGS) e Doutorando em Engenharia de Segurança ao Incêndio (Universidade de Coimbra - Portugal).

16h20 - SEGURANÇA NAS ATIVIDADES DE ELEVAÇÃO DE CARGA

Palestrante: Alexandre Nakashato - Gerente Nacional de Vendas e Instrutor da Crosby-Gunnebo, Técnico em Instrumentação Industrial, bacharel em Comércio Exterior, com experiência em diferentes aplicações industriais.

17h – Debate 

18h – Encerramento/ COQUETEL

 

 Informações: (51) 32301637 – qualificacao@senge.org.br


Saiba mais sobre o Projeto Cresce Brasil

http://www.crescebrasil.org.br/

http://www.crescebrasil.org.br/index.php/conheca-o-projeto

 

Leia Também