Notícias

Governo do RS abre Tomada de Preços para contratação de serviços de arquitetura e engenharia

Central de Licitações do RS abriu Tomada de Preços para elaboração de diagnóstico do estado de conservação do prédio histórico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. 

Foto: Ramiro Furquim - Sul21 / Reprodução

A Central de Licitações do Estado do Rio Grane do Sul abriu publicamente a Tomada de Preços 043/18 para a contratação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia. O objetivo é a elaboração de levantamento cadastral e diagnóstico do estado de conservação do prédio histórico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. A edificação, localizada no número 2460 da Av. Bento Gonçalves, é datada de 1884, e abrigou a primeira instituição psiquiátrica da Capital. Atualmente, o prédio é tombado como patrimônio histórico nas esferas municipal e estadual.

Para o engenheiro civil Fernando Martins Pereira da Silva, diretor do SENGE, "a  preservação do real patrimônio histórico dá-se num momento de discussões rasas sobre o tema, onde este merece destaque pela importância da história edificada de nossa cidade, devido à relevância deste prédio icônico de 1884, onde o mesmo abriga a história da medicina e em especial a da saúde mental já em meados do século 19 e vem também a contribuir com a paisagem urbano da cidade, à época província de São Pedro do Rio Grande do Sul", afirma o engenheiro. 

Desta forma, destaca Martins, o edital consolida um pensamento de restauração da nossa história e valoriza, em igual plano, o serviço técnico de engenharia e arquitetura. "Que tenhamos novos editais com o mesmo propósito e que seja a abertura de um novo paradigma das edificações na cidade, mostrando uma cidade que planeja e constrói o futuro e preserva o passado", afirma. 

 

Saiba mais:

Abertura da Tomada de Preços

TR Levantamento Cadastral e Diagnóstico

 

Imprima esta página