Emenda visa ampliar recursos financeiros para a EMATER na Lei Orçamentária do Estado

A Emenda 623 visa aumentar para R$ 20 milhões a dotação destinada à ampliação do Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER na Proposta de Lei Orçamentária do Estado (Projeto de Lei 188/2017).

Nesta terça-feira (11) o diretor do SENGE, Nelso Portelinha, integrou comitiva que esteve no gabinete  do deputado estadual Elton Weber (PSB) visando consolidar o que já tinha sido reivindicado em reunião anterior. O apoio do parlamentar está sendo fundamental para a estratégia de fortalecimento e aporte orçamentário à EMATER.

Desta articulação resultou o protocolo da Emenda 623, de autoria dos deputados Elton Weber e Edson Brum (PMDB), que visa aumentar para R$ 20 milhões a dotação destinada à ampliação do Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER na Proposta de Lei Orçamentária do Estado (Projeto de Lei 188/2017).

O tema está em tramitação na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, sob a relatoria da deputada Liziane Bayer (PSB), que deve apresentar seu parecer até 11 de novembro.

Participam da mobilização representantes da Associação dos Servidores da Ascar-Emater/RS (ASAE), Sindicato Médico Veterinário do RS (SIMVETRS), Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI), Sindicato dos Técnicos Agrícolas (Sintargs) e Associação das Extensionistas Sociais Rurais do RS (AESR).

MARCADA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EMATER

No dia 19 de outubro, às 10h, será realizada audiência pública no Plenarinho da Assembleia para debater a situação orçamentária e a necessidade de fortalecimento da EMATER/ASCAR.

A iniciativa partiu de solicitação das entidades representativas dos funcionários EMATER, requerida pelos deputados Elton Weber (PSB), Zé Nunes (PT) e Jeferson Fernandes (PT), e aprovada por unanimidade pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

A EMATER já autorizou a liberação de ponto para participação na audiência, e os colegas de alguns escritórios regionais já estão organizando o transporte para Porto Alegre. É importante a ampla presença dos profissionais da empresa e de lideranças regionais. Informe-se com a sua gerência. Participe.