AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ ORÇAMENTO E FORTALECIMENTO DA ASCAR-EMATER/RS

A situação orçamentária e o fortalecimento da Ascar-Emater/RS serão temas de audiência pública na Assembleia Legislativa nos próximos dias. O requerimento foi apresentado nesta quinta-feira (10) pelo deputado estadual Elton Weber e aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

A iniciativa partiu de solicitação apresentada pelo Sindicato dos Engenheiros (SENGE-RS), Associação dos Servidores da Ascar-Emater/RS (ASAE), Sindicato Médico Veterinário do RS (SIMVETRS), Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI), Sindicato dos Técnicos Agrícolas (Sintargs) e Associação das Extensionistas Sociais Rurais do RS (AESR).

Representado pelo diretor Nelso Portelinha, o SENGE integrou a comitiva que foi ao encontro do  líder da  Comissão de Agricultura, deputado estadual Adolfo Brito. Na sua ausência, o documento foi entregue ao deputado Weber, reiterando a importância da Ascar-Emater/RS para a elaboração, execução e monitoramento de programas e projetos voltados para o aumento da produção e a melhoria das condições de vida das famílias rurais. Esse fato proporcionou o reconhecimento público e o prestígio da Empresa junto à sociedade, às comunidades, famílias de agricultores e também ao parlamento gaúcho. O documento salienta que 49% do PIB gaúcho é proveniente do setor primário, sendo que desse percentual mais da metade é produzido pela agricultura familiar.

O ofício revela ainda que atualmente o déficit financeiro da empresa reflete na redução de recursos humanos para a realização dos serviços da ATER. Esse encolhimento faz com que dezenas de escritórios municipais sejam obrigados a funcionar com apenas um servidor. A empresa também possui um papel estratégico na viabilização de recursos de crédito (custeio e investimento) aos agricultores, cujo retorno se reflete na economia de todo o município.

A audiência pública deverá ser agendada e divulgada em breve.

Foto: A comitiva contou com a participação dos representantes Nelso Portelinha (SENGE), José Antônio Gadenz (ASAE), Dirlei Matos de Souza (SIMVETRS), Vera Carvalho (AESR), Gervásio Paulus (servidor da Emater) e os  assessores parlamentares Júlia Costa, Milton Bernardes e Luna Martins.