SENGE GARANTE NA JUSTIÇA PISO SALARIAL AOS ENGENHEIROS DA AGROSAFRA

Mais uma conquista foi garantida a partir de ação ajuizada pelo SENGE neste primeiro semestre de 2017. O Tribunal Regional do Trabalho determinou o cumprimento do Salário Mínimo Profissional pela Agrosafra Sementes, de Porto Alegre, conforme disposto na Lei Federal nº 4950-A/66.

O acórdão sentencia que o pagamento do Piso Salarial dos engenheiros deve observar o valor do salário mínimo vigente ao longo da contratualidade e, assim, devem ser ressarcidas as diferenças conforme o salário mínimo em cada exercício.

A determinação do TRT reitera a importância da mobilização do SENGE pelo cumprimento da lei do Piso Salarial dos engenheiros, trabalho que vem rendendo importantes frutos para a categoria.  Apenas neste primeiro semestre, já foram beneficiados os engenheiros que atuam no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, John Deere, Basim Máquinas Ltda, Agritech Lavrale e Eletrosul, além de outras inúmeras ações em andamento.

Iniciativas semelhantes também vêm obtendo êxito através de trabalho conjunto entre o SENGE, o CREA e demais órgãos de fiscalização nas prefeituras do interior do Estado nos órgãos da administração pública direta e indireta, na preservação de cargos e funções técnicas, e na vigilância sobre os editais de concurso público que desrespeitam a remuneração oferecida aos profissionais de Engenharia. Ainda que a Lei Federal nº 4950-A/66 não se aplique aos servidores públicos, apenas aos contratados em regime celetista, o SENGE recomenda aos gestores que estes valores sirvam de referencial para atrair e reter bons profissionais, prática que influencia diretamente a qualidade e a continuidade dos serviços e obras entregues à população.

Conheça importantes conquistas obtidas em ações judiciais contra empresas do polo metalmecânico da Serra Gaúcha.

Conheça outras conquistas judiciais.

Para fortalecermos cada vez mais essa mobilização em defesa do Piso Salarial e dos direitos do engenheiro, a sua contribuição é fundamental.

DENUNCIE O DESCUMPRIMENTO DO PISO SALARIAL DO ENGENHEIRO.
O Sindicato garante o sigilo do denunciante.