• Crise desmonta engenharia brasileira

Matéria do jornal Diário da Manhã, de Goiânia, destaca entrevista do presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Pedro Celestino, sobre o retrocesso sofrido pela Engenharia nacional e a ressalta que a crise da Petrobras é falsa.

• AÇÃO SINDICAL: DIRETORES DO SENGE REÚNEM-SE COM PREFEITA DE NOVO HAMBURGO

O encontro dá continuidade à mobilização pela valorização profissional dos profissionais da administração do município.

• Artigo: O teto de gasto, os serviços e os servidores públicos

Jornalista, analista político e diretor de documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz avalia que o novo regime fiscal, nos termos propostos, caracterizado pela transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos, poderá levar à falência do Estado no provimento de bens, programas sociais e na prestação de serviços, como podemos constar a partir da análise da Emenda Constitucional (EC), que o instituiu.

• ARTIGO - Previdência Social: Contribuintes individuais (breves comentários)

Artigo de Patricia Endlich Carletto, advogada no escritório Renato Von Mühlen Advogados Associados

• PRESIDENTE DA FNE VISITA O CREA-RS

Acompanhado da diretoria do SENGE, Murilo Pinheiro foi recebido pelo presidente Mélvis Barrios Jr

• UCS E SENGE REALIZARÃO CURSOS SOBRE SUBESTAÇÕES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO E PPCI EM CAXIAS DO SUL

A partir de setembro a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o SENGE realizarão cursos nas áreas de Subestações de Média e Alta Tensão e PPCI em Caxias do Sul. Os detalhes foram discutidos em reunião realizada nesta quarta-feira (19), que contou com a presença da representante da diretoria do Sindicato, Nanci Giugno, a gerente Luciane Mye Ono, o coordenador do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia da UCS, Daniel Faccin, e o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Juliano Rodrigues Gimenez.

• SENGE GARANTE NA JUSTIÇA O PISO SALARIAL A TODOS OS ENGENHEIROS DA JOST BRASIL

O Tribunal Regional do Trabalho acolheu os embargos declaratórios apresentados pelo SENGE em novo acórdão que estende o pagamento do Salário Mínimo Profissional a todos os diplomados em Engenharia que exercem funções típicas de engenheiro na empresa Jost Brasil Sistemas Automotivos.

• Congresso Brasileiro de Engenharia Civil

Promovido pela Abenc com o apoio do SENGE, o maior congresso brasileiro de Engenharia Civil atraiu profissionais de todo o país.

• ARTIGO: A subserviência em decorrência da dívida

Para Josué Martins, auditor Público Externo do TCE-RS e presidente do CEAPE-Sindicato, a política econômica do Brasil, no essencial, passou a ser ditada pelos interesses dos credores. Leia no artigo publicado pela revista Achados de Auditoria.

• SENGE presente no Encontro Nacional Engenharia Civil

A diretoria do SENGE esteve presente em mais uma edição do Encontro Nacional da Engenharia Civil. Realizado entre os dias 12 e 14 de julho, na Sede Angélica do Crea-SP, o evento é uma iniciativa do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e contou com a presença dos diretores Sergio Brum, Maércio de Almeida Cruz, Alice Scholl, e Márcio Marun Gomes.