Voto
Imposto de Renda 2019: últimos dias para prestar contas ao leão - 28/02/2019 - 00h00

Imposto de Renda 2019: últimos dias para prestar contas ao leão


Até 30 de abril é o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda 2019. Quem é sócio em dia do SENGE pode contratar um atendimento personalizado, por valores diferenciados em relação aos de mercado, para fazer sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Por meio de convênio com o escritório  Azambuja e Albuquerque Assessoria Contábil, de Porto Alegre, o Sindicato oferece uma solução prática e vantajosa aos seus associados na hora de declarar o imposto. Uma assessoria especializada, que consiste na orientação personalizada feita por quem entende do assunto para que o sócio possa fazer a sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física sem dor de cabeça.

O serviço inclui:

·         Elaboração da Declaração, incluindo análise dos documentos apresentados, digitação de dados no programa oficial da Receita Federal, análise das alternativas de opções, análise de consistência dos dados, entrega da declaração e verificação do processamento da mesma.

·         Acompanhamento de pendências no processamento e orientação sobre as formas de resolução das inconsistências informadas pela Receita Federal.

·         Elaboração de declaração retificadora nos casos em que for necessária sua emissão em função de dados inconsistentes apresentados pelo associado.

·         Esclarecimento de dúvidas

O primeiro atendimento é gratuito e pode ser agendado através dos telefones (51) 3110-4559 ou 3105-2117, ou e-mail fernando@aeaassessoriacontabil.com.br, e será prestado na sede do escritório contábil, localizado na Avenida Farrapos, 146/144, em Porto Alegre.

O serviço é prestado aos sócios em dia com a Contribuição Social, que devem informar sua matrícula no SENGE ao contador. 
 

ATENÇÃO: quanto antes entregar a declaração de ajuste anual à Receita Federal, maior a chance de receber logo a restituição, no caso de quem, após todas as deduções previstas em lei, pagou mais imposto do que deveria no ano anterior. São sete lotes de devolução anuais, que são liberados de junho a dezembro. O primeiro e o segundo contemplam, em sua maioria, idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência e professores, que têm prioridade. Mas quem se antecipa tem chance de receber logo a restituição.

Renda

·         Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores

·         Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão etc.

·         Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de jurídicas

·         Informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício, tais como rendimento de pensão alimentícia, doações, heranças recebida no ano, dentre outras Informações

·         Resumo mensal do livro-caixa com memória de cálculo do carnê-leão; DARFs de carnê-leão

Bens e direitos

·         Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos, obrigado nesse ano Imóveis (insc Municipal ( IPTU) endereço completo, área total, data da aquisição, Nome cartório e n°. VEICULOS (renavam)

Dívidas e ônus

·         Informações e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no período. No caso de imóveis financiados, por exemplo, o banco (agente financeiro) fornece um extrato para IR com o total das prestações pagas no ano anterior e o montante do saldo devedor

Renda variável

·         Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto

·         DARFs de renda variável

Informações gerais

·         Dados da conta bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja

·         Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e datas de nascimento

·         Endereço atualizado

·         Cópia da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (completa) entregue

·         Atividade profissional exercida atualmente

Pagamentos e doações efetuados

·         Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com o CNPJ da empresa emissora e a indicação do paciente)

·         Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional, com indicação do paciente)

·         Comprovantes de despesas com educação (com o CNPJ da empresa emissora e a indicação do aluno)

·         Comprovante de pagamento de Previdência Social e de previdência privada (com o CNPJ da empresa emissora)

·         Recibos de doações efetuadas

·         GPS (do ano todo) e cópia da carteira profissional de empregado doméstico

·         Comprovantes oficiais de pagamento a candidato político